top of page

Quem vê corpo, não vê Transtorno Alimentar!

Taís Grespan

Quando a comida passa a ser fonte de preocupação excessiva, causando um desconforto físico e mental é sinal de que algo está errado.

Estudos recentes apontam que 95% das pessoas que fizeram dietas restritivas não conseguem manter o peso perdido. A restrição, caracterizada por uma mudança radical na conduta alimentar, causa no organismo efeitos devastadores.

Nosso cérebro recebe a resposta de escassez de alimento como um perigo a nossa sobrevivência e nos estimula a comer mais. Quanto menor o aporte calórico, principal característica das dietas restritivas, maior o risco para um episódio de compulsão alimentar, levando ao ganho de peso.

A relação inadequada com o alimento e com o corpo pode ter consequências graves à saúde, atingindo o corpo, a mente e as relações sociais, impactos que a longo prazo podem se agravar.

Comportamentos que envolvem distorção quanto a alimentação se caracterizam por transtornos mentais graves, conhecidas como Transtornos Alimentares. Os principais são:

- Anorexia Nervosa,

- Bulimia Nervosa,

- Transtorno da compulsão alimentar entre outros.

Muitas dessas doenças são desencadeadas pela distorção da imagem corporal (como a pessoa se vê), pela preocupação excessiva com o peso e pelo estímulo cultural e social por um corpo perfeito (magro) e/ou por dietas restritivas.

É necessário acolher o nosso corpo e olhar para a comida como uma fonte de nutrição do corpo, da mente e do coração.

A Alimentação Consciente, o Mindful Eating, traz a possibilidade de nos conectarmos com o alimento, pois ele deixa de ser visto como o “vilão” e passa ser nosso grande aliado para uma vida mais leve.

Sair do automático e observar as necessidades do nosso corpo faz com que percebamos se estamos com fome, com sede. Se buscamos a comida por fome ou vontade de comer. Assim, a consciência do que estamos sentindo permite termos escolhas claras no que diz respeito ao ato de comer.

O alimento é fonte de cura e de transformação. Olhar para a comida com amorosidade é contemplar todo o seu processo de produção, de sabor e de impacto afetivo.


コメント


Atendimento presencial:

Praia Grande - Boqueirão

Santos - Encruzilhada

Agendamento: (11) 99948-2933

Atendimento on-line:

Plataforma - Casa dos Insights.

www.psitaisgrespan.casadosinsights.com.br

  • Whatsapp
  • Psicologia da Alimentação
  • Ícone do Facebook Preto

Taís Grespan - Psicóloga da Alimentação

bottom of page